quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Arrumando as malas para o grande dia!!!!



Quando comecei a pensar na mala da maternidade fiquei meio perdida. O que eu tenho que levar? Quando devo arrumar as malas? O que tem na maternidade e o que não tem? Depois de muita pesquisa cheguei numa lista boa que vou colocar aqui pra vocês. É legal imprimir e usar de check list mesmo.  Eu acabei fazendo uma mala só com as minhas coisas e as coisas da Rebeca, mas acho legal levar malinhas separadas porque fica tudo mais organizadinho. Eu fiz as malas com 40 semanas mas não recomendo. Simplesmente porque o bebê pode nascer antes. Acho que a partir de 36 semanas já é legal começar a juntar as coisinhas e deixar tudo pronto. Vamos lá:

Para a mala da mamãe:
2 camisolas ou pijamas bem confortáveis com abertura na frente para amamentar. Pode ser também uma roupa confortável tipo roupa de dormir (regatinha e shorts). Lembre-se que você acabou de ter um filho e precisa se sentir confortável neste momento! Esqueça as coisas apertadas, as rendinhas, tecidos sintéticos quentes demais, enfim,  pense  no conforto e não na beleza. Se puder aliar os dois, ótimo, se não puder, escolha o conforto!
1 robe, penhoar ou roupão. É provável que você saia do quarto durante sua estadia no hospital , em caso você se sinta constrangida de fazê-lo usando camisola ou pijama, leve seu penhoar. Além disto caso faça frio, é uma boa opção também.
6 calcinhas bem velhas e confortáveis.  Depois do parto ocorre um sangramento vaginal bem intenso, tipo uma menstruação, só que em maior quantidade. Por isto recomendo que leve as calcinhas mais velhas, de preferência as que você usou na gestação porque estão mais folgadinhas. Vale lembrar mais uma vez que você precisa se sentir confortável. Existem calcinhas descartáveis pós-parto que você usa uma vez e joga fora. Eu levei um pacote destas que a minha irmã mandou da Itália pra mim. Mas já tem para vender no Brasil (http://www.ilithia.com.br/produtos/calcinha-elastica-descartavel-pos-parto-p-m-2-unid.html). Pra mim foi útil na primeira noite, depois eu já usei calcinhas de algodão bem velhas e confortáveis
2 Sutiãs de amamentação bem confortáveis (o seio fica super sensível neste comecinho, eu recomendo comprar sutiãs bem levinhos e sem muita frescura porque vão sujar bastante). O sutiã neste primeiro momento deve ser muuuuuuuuuuito grande, o seio fica gigante neste comecinho, então pode comprar uns 2 ou 3 números a mais do que o seu número normal. Evite sutiãs cheios de fru-fru.
2 pares de meia. Minha filha nasceu no verão mas bem naquele dia esfriou bem. Graças a Deus que eu levei minhas meias porque odeio passar frio no pé e no frio eu sempre durmo de meias.
1 Chinelo
Produtos de higiene pessoal : escova de dente, pasta de dente, xampu, condicionador, sabonete, elástico de cabelo, escova de cabelo, bucha de banho  (não levar perfume ou cremes tipo Victoria´s Secret, aliás, você vai ficar sem usar isto por um bom tempo, lembre-se que seu bebê acabou de nascer e é super sensível, estes produtos fortes podem irritá-lo e fazer mal pra ele)
1 tubo de pomada de lanolina. Se o seio começar a rachar, pode passar um pouco de pomada após cada mamada. Ela ajuda a cicatrizar e prevenir rachaduras. Mas atenção, não precisa passar um monte, é só um pouco. Outra coisa, lanolina é óleo puro, ela mancha. Então quanto menos usar, menos perigo de manchar.
1 pacote de absorventes noturnos ou pós-parto
1 pacote de absorventes para os seios (eu não usei na maternidade mas tem gente que acaba precisando porque o leite jorra muito forte)
Maquiagem - Se você gosta e usa, pode levar algo básico como um pó, blush e rímel. Eu só passei um pouco na hora de sair mesmo.
Uma roupa confortável para sair da maternidade (lembrando que o bebê sai mas a barriga ainda vai estar um pouco grandinha, então não leve nada apertado ou justo demais, um vestidinho, uma bata com uma calça confortável, etc.)
Máquina fotográfica
Documentos pessoais
Lembrancinhas
Exames de pré-natal (levar todos, de sangue, urina, fezes, etc. e a carteirinha de pré-natal)

Para o bebê:
Verifique o que a maternidade fornece porque algumas tem tudo o que você precisa e outras não tem nada. Então é legal entrar no site da maternidade e verificar. Segue a lista completa:

6 Bodies manga curta
6 Bodies manga longa (se o seu bebê nascer no frio)
6 macacões de recém-nascido com abertura frontal (eu não levei porque minha filha nasceu no calor e só usou body e calça, mas para o frio é legal colocar um body por baixo e o macacão por cima)
6 calças com pé (mijão)
2 casaquinhos
2 mantas
2 toalhas-fralda
1 par de luvinhas de bebê
2 gorros recém-nascido (mesmo nascendo no verão o bebê vai precisar de gorrinho no momento do nascimento pois sente frio. Mas você vai usar só na hora do nascimento mesmo, depois não precisa mais se estiver quente)
2 pares de meia
Escova de cabelo para bebê
1 pacote de fraldas RN
*Sabonete líquido para banho (neutro, de preferência sem cheiro ou com pouco cheiro, específico para bebezinhos)
*Álcool 70%
*hastes flexíveis
*Algodão (não precisa levar  lenço umedecido. Não se usa lencinho em hipótese alguma em recém-nascido, só algodão com água morna)

*Para a Maternidade de Campinas não precisa destes itens

4 comentários:

  1. ótimo post!

    Fiquei com uma dúvida quanto ao sutiã. Na gravidez, já estou usando 2 números a mais do que o normal. Para o pós parto devo me programar para mais um aumento?

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, obrigada!
    Olha, logo após o nascimento do bebê o peito dá uma "crescida" por causa da demanda do bebê. Logo nos primeiros dias o peito fica enooooooooorme mesmo. Eu fui pra 3 números a mais. Mas a dica que eu dou é pra você não comprar muitos sutiãs agora porque seu seio vai mudar e você pode não se adaptar a algum tipo de sutiã. Eu comprei alguns sutiãs com bojo, por exemplo, de amamentar mesmo, mas não me adaptei. Outra coisa, depois de uns 3 meses o peito dá uma boa diminuída. Então é bom comprar só o necessário pra sair da maternidade e depois você vai numa loja e compra conforme sua necessidade no momento. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  3. Sula, acho q é a quinta vez q leio este post! Vira e mexe fico com dúvidas. Vendo alguns vídeos de como preparar a mala do bebê, vi q todas as mamães colocaram cada troca de roupa em um saquinho individual, as vezes até com o nome do bebê e dizendo qual troca era. Vc saberia me dizer o porque? Na Maternidade de Campinas, quem da o banho no bebê? Pq sempre imaginei eu mesma dando, com ajuda da enfermeira, mas sem tirar o olho do bebê. Então não entendo pq ter tudo tão mega organizadinho. Bjkas, Pat

    ResponderExcluir
  4. Oi Pati! Que bom que você leu várias vezes...rs. Eu pesquisei bastante pra não deixar nada de fora neste post. Olha, quanto aos saquinhos individuais, eu, particularmente, acho desnecessário. Fica sim mais organizado, mas na hora que o bebê nasce você acaba não se preocupando tanto com a roupa. Quem vai pegar a roupa no quarto vai ser alguém da família, é só você deixar separada. O saquinho individual serve pra, no caso de outra pessoa, sem ser você, pegar a roupa, não trocar o conjuntinho. Eu não levei estes saquinhos, mas acho válido. É bem pessoal isto. Eu só levei body e calça, tudo combinando, então se a pessoa pegasse qualquer body, combinaria com qualquer calça. Mas tem gente que faz questão da roupa tal. O nome no saquinho serve pro caso de o bebê ir pra enfermaria, mas não é o nosso caso. Os bebês que nascem de parto humanizado não saem do lado da mãe.
    Eu tive a minha filha na maternidade e eles deram o primeiro banho. Eu tentei de todo jeito dar mas a enfermeira não quis deixar. Acabei deixando e não teve problema. Ela queria me ensinar. Eles trazem a banheira no quarto e dão banho na sua frente. A minha filha tomou banho no dia seguinte do nascimento. Mas no dia em que ela nasceu teve uma troca de fralda feita pelas enfermeiras também. Eu também não queria de jeito nenhum mas elas falaram que precisava pesar e que tinha que levar o bebê. Resultado: Fui eu atrás pra ver tudo o que estavam fazendo e mal terminaram de pesar eu invadi a enfermaria e peguei minha filha. Mas só nestes dois momentos eles quiseram interferir, no resto foi super tranquilo. Bjos Sula

    ResponderExcluir